domingo, 24 de novembro de 2013

X-MEN [ANÁLISE DO POSTER]

Um filme recebe muitas análises, principalmente baseados em quadrinhos. Até existe análises sobre posteres, mas não passam de duas linhas, somente algumas impressões. Mas TheArchivist do site The Archive, postou um interessante artigo sobre análise de poster. Confira este extenso artigo, muito bom mesmo. Depois que você lê, verá que nunca um poster falou tanto sobre um filme.




Por TheArchivist

Introdução


Confesso que não tinha absolutamente nenhuma ideia de quem os X-Men eram antes do lançamento deste filme, eu estava ciente das histórias em quadrinhos, mas nunca verdadeiramente tinha lido-os até o momento. Na época não havia verdadeiras lojas de quadrinhos em qualquer lugar perto do lugar onde eu vivia, enquanto livrarias só vendiam quadrinhos alemães ao lado de Mangás. Foi um momento muito estranho que veia a mudar nos últimos anos, mais e mais lojas de quadrinhos pareciam ter aparecido depois que me mudei para longe de Viena, apenas para a minha sorte. Ainda assim, com a onda de filmes de quadrinhos, este empurrou-os para o primeiro plano e lojas pareciam, pelo menos, estocar os maiores nomes do quadrinhos. X-Men, juntamente com o Homem-Aranha, foi um dos quadrinhos que começaram a Renascença para este gênero de filmes e é fascinante ver como ele mudou, não só a totalidade do campo de jogo, mas também o mundo ao nosso redor, especialmente o mercado que específica. Então, mais uma vez, voltaremos em torno de uma década e vamos dar uma olhada nos cartazes para o primeiro filme dos X-Men em 2000.

Análise


xmen_ver3Então, a partir de uma pessoa que não tem verdadeira experiência com os X-Men na época, eu vou levá-los a partir dessa perspectiva exata, o espectador de todos os dias. Tudo o que eu tenho que fazer, é por um nome bastante interessante que parece refletir a Geração X, talvez de uma forma. Na minha frente eu tenho um poster gigante com o que parece ser uma porta abrindo lentamente. Bastante impressionante é como esse gigantesco X deve simbolizar algo grandioso para vir. No entanto, eu não tinha nenhuma ideia real que ele representava, exceto que eu poderia interpretá-lo de diferentes maneiras. Talvez este fosse um filme muito futurista, indo para o futuro, onde os seres humanos se transformaram em seres completamente diferentes. No entanto, também poderia me contar um pouco sobre a própria raça de seres humanos desenvolvidos que vivem entre nós. Esta porta pode nos mostrar que eles estão escondendo quem eles realmente são. A partir do tamanho da porta, parece com a finalidade de se proteger e aqueles que os rodeiam. No entanto, com este filme a porta será aberta e permitiria que nós, seres humanos normais, poderíamos entrar em um mundo que nós nunca sequer sonhamos.
xmen_ver1Finalmente estamos recebendo o nosso primeiro poster, mas um pequeno olhar para o que são essas pessoas. Embora ainda não nos dá uma resposta de que tipo de pessoas eles são. No entanto, o que nós conseguimos ver é bastante interessante, com o mais proeminente é o homem com três garras vindo diretamente de suas mãos. Podia-se ver que, mesmo com essa coisa estranha saindo de suas mãos, ele ainda parece humano. Eles são verdadeiramente do futuro ou simples mutações? Também temos o nosso primeiro olhar para o slogan, afirmando que podemos "confie em poucos, tema o resto". Isso avança para a ideia de que essas pessoas são, talvez, uma raça completamente diferente e ao mesmo tempo, as pessoas que se seguem podem ser outros de pouca confiança que nos matariam em um instante. Este filme contará com algum tipo de revolta ou revolução das pessoas que foram tratados de forma terrível. Talvez sejamos os culpados por forçar alguns deles a usar a violência para ter de volta os seus direitos. No entanto, o que pode vir ainda, existem algumas pessoas que lutam ao nosso lado.
xmen_ver2O filme adora colocar esses personagens na sombra, mas uma coisa é evidente, cada um desses personagens são únicos. Enquanto na última vez que um homem com garras foi empurrada para o primeiro plano, ele ainda aparece como o favorito para a sua equipe. Nós sabemos quem ele é, provavelmente, uma parte dos mocinhos, especialmente percebendo que o um-e-somente Patrick Stewart está preso em uma cadeira de rodas. Talvez ele tenha sido afetado por algum incidente horrível que o colocou nessa posição. Também temos o nosso primeiro olhar para os vilões, com uma mulher azul misteriosa, o que também parece estar nua. Agora, para parar a charada, como se eu não tivesse ideia de quem são esses personagens, devo dizer que o cartaz é eficaz, mas tem uma falha, é enganador. Olhando para este cartaz, sem qualquer ideia de quem eles são, eu iria acreditar que o líder da cada equipe é Wolverine e Mística, que eu acho um pouco estranho, mas faz sentido quando se considera o quanto eles estão na frente no centro ao longo do filme. O único problema é que nós realmente não temos Magneto ou Professor X, o foco principal real, em qualquer lugar na frente.
MPW-34135Eu acho a ideia de um presente interessante. Embora seja uma maneira fácil de destacar o extenso elenco do qual o filme sofre, infelizmente, é um pequeno problema, uma vez que é um pouco confuso se este é o primeiro cartaz que se vê, como você não tem ideia de quem está do lado de quem. Wolverine é lançado na parte inferior ao lado da Mística, enquanto Groxo está no topo com Tempestade. Ainda com a mentalidade de "Eu não tenho ideia de quem os X-Men são" que iria me confundir, assim que eu assistisse o filme, por que eles estão em lados diferentes do conflito. Eu adoro a forma como eles destacam certos aspectos dos personagens, embora. Wolverine com suas garras famosas é uma grande imagem como é a explosão ocular de Cyclope. Alguns personagens trabalham um pouco melhor do que outros, especialmente devido às cores azuis, mas é uma boa abordagem.

Conclusão


Enquanto eu gosto desses cartazes, eu vim a perceber o quão diferente este tipo de meio é tratado hoje em dia e em torno desse tempo. Juntamente com o Homem-Aranha, há apenas um punhado de cartazes de verdade a encontrar, como parecia no seu próprio slogan, era "menos é mais". Hoje, nós estamos quase inundados com uma variedade de cartazes que é compreensível, que se poderia ficar confuso sobre qual filme pertence. Ainda assim, é interessante ver como isso mudou ao longo dos anos e pode mostrar que na época, não havia muita confiança nesses filmes de quadrinhos para tornar-se o sucesso de bilheteria que são hoje. Por enquanto, esses cartazes são bastante interessantes, especialmente com o design mais futurista. Enquanto eu encontrar alguns deles um pouco enganadores, a versão original funciona muito bem para construir o mistério que esses personagens são.

Nenhum comentário:

Postar um comentário