segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A Sexualização dentro dos quadrinhos e filmes

Parece ser ... não, é uma tendência crescente na indústria do cinema contemporâneo despir personagens femininas até com seus enredos simplistas e corpos nus. Uma pequena fatia das questões que as mulheres enfrentam no cinema ; filmes de quadrinhos , em particular, na minha opinião.

Por Thwaitenator do CBM.






Parece ser ... não, é uma tendência crescente na indústria do cinema contemporâneo despir personagens femininas até seus enredos simplistas e corpos nus. Sexualização é um problema que está se tornando exponencialmente aparente e nosso amado gênero de filmes de quadrinhos não estão isentos, pois eles poderiam ser considerados, levando a carga de fato. As personagens femininas dos filmes que tão apaixonadamente consideramos, acompanhamos e visualizamos, estão se tornando irrelevantes, escritas no roteiro apenas para aumentar apostas para o protagonista ou para atrair espectadores do sexo masculino para o cinema.


A Marvel Studios em particular, é culpada aqui, as mulheres em seus filmes estão servindo pouco ou sem nenhuma finalidade dentro do contexto da história, só pelo seu valor estético, mas vamos saltar para trás alguns anos, até 2010 , onde esta questão ainda estava em seus anos de formação para a Marvel.




A Viúva Negra é um dos personagens mais sexy dos quadrinhos, não há como negar que, por isso, quando ela finalmente fez sua estréia no UMC, os fãs, tanto homens como mulheres, se contorciam em seus lugares no cinema em 2010, com Homem de Ferro 2, que nos deu nosso primeiro vislumbre da femme fatale, em toda sua glória em seu macacão. Scarlett Johansson coube no papel como uma luva, eu pensei, a equipe de produção acertou em cheio. Sua personagem também tinha um propósito dentro do contexto da história, um dos principais agentes de Fury, enviada para observar e se infiltrar nas Indústrias Stark, se encaixou bem, então quando ela veio a lutar, finalmente, mostrando-nos a Viúva Negra que tão desesperadamente queríamos  ela foi justificada e necessária. Visualmente, o seu olhar foi excelente - o cabelo dela e macacão maravilhosamente como nos quadrinhos. Seu traje não era particularmente revelador, não uma quantidade ridícula de clivagem ou ênfase nos seios da senhorita Johansson ( ignorando os desastres que eram os cartazes para o filme). Era prático, as botas planas que ela usava exemplificava isso - eles faziam sentido em meios de comunicação modernos e do contexto de sua personagem no UMC. A formula seguia sua função, principalmente, em termos de figurino. Eu considerei que este foi um sucesso para a Marvel - Eles conseguiram introduzir um personagem que tinha um propósito, fez justiça ao material de origem e não foi excessivamente sexualizada - dentro do filme , pelo menos.

Depois veio Os Vingadores ...


Os Vingadores provou ser o maior sucesso de 2012, e a terceira maior bilheteria de todos os tempos, o que colocou um holofote enorme no segundo aspecto visual da Viúva Negra no MCU. Aqui é onde o problema começou para a Marvel. Com esta audiência alargada, veio várias revisões do infame macacão e o look da Viúva Negra, algumas boas, outras nem tanto. O mais notável foi a mudança de seu cabelo - agora ela usava uma nova cor e estilo - a cor mais brilhante, mais vermelho, e encurtou significativamente seus cachos- perdeu o look mais tradicional visto em Homem de Ferro 2. Isso, para mim, parecia sem sentido. A mudança de cor não me incomodou, a cor do cabelo mudou nos quadrinhos, mas não há muitas iterações da Viúva Negra que eu já vi que tem cabelos curtos até os ombros, especialmente no forma ondulada que foi apresentado em Os Vingadores. Qual o objetivo dessa mudança, eu não sei, eu teria preferido um olhar sustentado de HF2 pessoalmente, mas o Sr. Whedon tinha suas razões, tenho certeza.




Eu suspeito que isso foi em uma tentativa de embelezá-la ainda mais, ignorando sua herança e fazendo seu apelo e se relacionando-a com um público amplo, esteticamente. Outra mudança que me intrigou foi a adição de saltos em seu macacão. Foi-se o prático calçado plano-acolchoado, no que vieram os mais femininos, típicas botas levantadas. Mais uma vez, por quê? Qual a razão prática esta adição tem? Eu não sou uma mulher, eu não uso salto, mas eu não posso imaginar que seria mais confortável do que as antecessoras botas planas. Claro, eles dam-lhe mais altura, talvez ela só estava querendo impressionar Gavião Arqueiro ou o Cap?


O forro na parte frontal do seu traje agora da contornos  muito maior a sua figura, obviamente , apenas ressaltando ainda mais os grandes seios de Scarlett Johansson. O zip no meio agora era mais evidente , também, dirigindo os olhos dos telespectadores direto para a V profundo levando para dentro dos seios acima mencionados. A única possível razão que eu posso conceber para isso é bastante óbvio : a sexualização total e absoluta. Marvel sabia que o filme seria um sucesso, visto por milhões em todo o mundo, então, porque não se apreveitar da Viúva um pouco? O traje atualizado faz sentido em um sentido de continuidade, ela está atualizando seu traje, assim como Tony Stark atualiza o seu , mas as mudanças específicas alteram o contexto, a sua única Vingadora foi usada como corda para os espectadores do sexo masculino e para o dinheiro que eles tinham à espera em suas carteiras - seus traços femininos foram completamente explorados, e para mim, isso levou longe de sua parte no filme.




Foi-se a furtividade (eu sei que A Batalha de Nova York não era exatamente uma operação de discrição, mas ainda assim), veio o requinte e o comportamento cruel, que veio a menina no traje apertado, lamentando ao Gavião e de repente, estava em todos os lugares. Onde estava a atitude misteriosa, confiante, sexy e um pouco tortuoso que vimos pela primeira vez ? Ele tinha sido substituído, apenas para que ela pudesse preencher o papel mais tradicional de " emocionalmente comprometida - mas -ainda- linda - mulher , que tem algumas cenas de luta impressionantes, com certeza, mas não parecia muito como a Viúva Negra que já vi.


Sua personagem , nesse caso, tornou-se uma espécie de símbolo sexual para a grande mídia. Talvez em Capitão América: The Winter Soldier  de 2014, possa corrigir alguns desses erros, onde a Viúva Negra tem um papel fundamental. Apesar de mais um novo olhar para a Viúva, esta parece ser uma melhoria e os primeiros relatos parecem sugerir que ela está de volta aos caminhos furtivos, mas talvez a atitude ainda esteja desligada, só o tempo dirá o quão bem sucedido será a excursão número três .


Eu sei e compreendo que o traje da Viúva Negra é ousado nas histórias em quadrinhos, os seios grandes, saltos altos e os todos acessórios acentuados ao ponto do ridículo - mas essa é a história em quadrinhos, o mundo inteiro é ridículo, o UMC está fundamentada em nosso mundo, e apesar de que está começando a levantar, tem que haver alguma praticidade realista no sentido do traje. Não haveria sentido se o Gavião estivesse suportando o traje roxo brilhante da Terra -616, não é? Eu entendo o argumento de que seu traje estava seguindo mais de perto os quadrinhos, é apenas a minha opinião pessoal é que a Marvel foi longe demais e fez as mudanças para as razões erradas.




Publicar Os Vingadores, a questão não parece desaparecer. Em Homem de Ferro 3, Maya Hansen não serviu para nada real para a história, ela veio, não fez muito, em seguida, morreu de modo nada espetacular, aparentemente existindo só como uma referência para o arco de quadrinhos Extremis no qual o filme foi baseado, e Rebecca Hall é muito bonita. Pepper fez um pouco mais do que o habitual, na verdade, entrou em uma armadura do Homem de Ferro desta vez, ganhando poderes baseados no extremis ( que, aparentemente, capacitou-a para ativar e usar seções cortadas da armadura do Homem de Ferro - mas isso é para outro artigo), na verdade, matar o antagonista , em seguida, os poderes foram removidos. Ela não conseguiu entrar no traje de Resgate, que os fãs esperavam desesperadamente para ver ( especialmente tendo em conta o ato final), mas não, ela só estava sendo colocada mais uma vez no papel de donzela em perigo, só que desta vez como um super- soldado. O filme tenta compensar por ter Pepper matando Killian (parece), uma ação que parecia fora da personagem e por meios que não deveriam ter sido possível, em primeiro lugar. Milhares de de problemas são ao lado do ponto de Homem de Ferro 3, porém , eu discordo.


Ele não termina com o filme sozinho, porém, os cartazes para a fase dois de UMC da Marvel não têm ajudado o seu caso também. Em ambos os cartazes para Homem de Ferro 3 e Thor: The Dark World, os heróis são vistos segurando heroicamente suas parceiras, protegendo-as dos perigos que virão. Isso só implica ainda a fraqueza das mulheres, porque não têm Jane Foster segurando um Thor batido ? Ou Pepper Potts protegendo um surrado Tony Stark ?




Imagine o quão poderoso que seria.


Estamos provavelmente indo para nunca mais ver isso, obviamente, ninguém quer ver o seu herói caído, mas o que há de errado em ter o seu interesse amoroso com algo mais do que ser apenas isso?


A imagem de Superman em Homem de Aço chorando no peito de Lois Lane ainda está enraizado na minha mente - Eu acho que é uma das imagens mais poderosas do cinema recente, e exemplifica o ponto que eu estou dizendo. Para ver os nossos heróis mais humanos, símbolos de esperança, força e justiça fisicamente quebrado ou melhor ainda, emocionalmente, realizando em conjunto com uma mulher, só seria uma prova de que as mulheres são capazes de fazer, e não apenas a de uma almofada emocional, um ombro para chorar ou a liberação sexual do estúdio, as mulheres são capazes de ser os heróis também. Eu não estou dizendo que heroínas não são importantes ou predominante, eles são, mas com o retrato mais recente do Viúva Negra , e esforço para levar a série de TV Amazon, a série da Mulher Maravilha ao ar, aparentemente parado, heroínas de qualquer profundidade decente são poucos e distantes entre si na grande mídia - exceto, talvez, para a Felicity de Arrow ( apesar de seu papel de ajudante, ainda é um pouco uma modelo.)




Dada a comercialização e consumo da indústria cinematográfica está sujeita, especialmente bilhões de dólares - com a Marvel, sexualização é um assunto improvável que vá embora, mas eu só queria jogar minha humilde gota de chuva de um parecer para o oceano que é a internet. Além disso, eu não sou uma feminista , eu sou realmente um cara.


Thwaitenator


Esta é a minha opinião, eu reconheço e respeito o fato de que as pessoas têm outras opiniões, então deixe- me saber o que você pensa. Eu sou apenas jovem , se eu tiver uma ideia errada, que é o que pode muito bem ter, me avise! Educadamente, não precisa ser rude! Esta é a meu primeiro artigo também, então todas as dicas ou sugestões sobre o que posso fazer melhor seria apreciada!




E você, concorda com o autor?

4 comentários:

  1. Concordo com tudo o que vc disse, também acredito que erotização nos filmes é ridículo. Luto diariamente contra essa descriminação que acontece em todos os lugares contra a mulher. Me sinto ofendida quando vejo cenas assim em filmes, porque parece até que por ser mulher, a pessoa deve ser vista apenas como um objeto descartável.

    ResponderExcluir
  2. A primeira foto é um fake, voce devia substitui-la, nos quadrinhos elas são mil vezes mais sexis do que nas versoes de cinema, isso pra que os filmes não ganhem a classificação R que com certeza reduziria a bilheteria dos mesmos.

    ResponderExcluir
  3. a primeira foto é fake..... mulher so aparece um poco e as vezes ja homem pode aparecer direto e ngm reclama . n entendo... q q tem erotizar um pouco deicha mais interessante menos infatil um poquinho(e claro sem exagero)

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com a maioria das coisas que disse sobre a Viuva negra no UCM, mas tanto nos filmes quanto nos HQs tbm existe a erotização masculina, mas ninguém liga, ningúem reclama

    ResponderExcluir